Carta Pedagógica sobre a Gestão Compartilhada




“Ninguém ignora tudo.

Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
odos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso aprendemos sempre"
Paulo Freire

     Companheiros e companheiras de jornada rumo a um país novo.

     É com alegria que o Maranhão se comunica com a RECID do Brasil. Desta vez para tratarmos da gestão como a compartilhamos e vivenciamos aqui nesta terra. Sabemos que a concepção de gestão compartilhada da RECID passa pela horizontalidade política, pedagógica e financeira, envolvendo diversos sujeitos e espaços e que a gestão compartilhada pauta-se nos princípios da dialogicidade, compromisso, coerência, respeito, transparência e na formação permanente. É um espaço de construção e debate de novos horizontes e também de avaliação do próprio coletivo.


      A gestão compartilhada no Maranhão tem como fundamento o coletivo estadual, que se constitui a partir das microrregiões nas quais temos ações, com educadores liberados/as e voluntários/as que se relacionam e se posicionam de forma igualitária. No entanto, em termos de organizações sociais, devemos reconhecer que o Maranhão ainda tem um caminho a percorrer no sentido de aumentar a participação das mesmas neste espaço.

     Caminho que já estamos trilhando e no qual temos boas perspectivas de ampliar o conjunto das forças que ajudam a construir a RECID no estado.Também nos organizamos a partir dos seguintes grupos de trabalho: articulação política, comunicação, gestão, juventude e pedagógico. Ao avaliarmos a atuação destes GT’s e constatamos que a maioria não conseguiu avançar e que é necessário facilitar aos mesmos espaços de encontros e reuniões específicas, definimos organizá-los também a partir das microrregiões do estado, estratégia que esperamos possibilitar que os mesmos, a partir de agora, desempenhem bem suas atribuições.

     No que diz respeito especificamente ao instrumento legal utilizado pela RECID para potencializar suas ações, aqui no Maranhão, desde 2010, optamos por delimitar bem a tarefa de cada microrregião ao acordarmos uma referência de atividades pedagógicas para cada uma. Acreditamos que esta postura ajuda cada microrregião a se sentir mais corresponsável com o todo, apesar de termos observado fragilidades em algumas.

     Tal postura nos ajuda também a termos uma visão não apenas do desempenho do “corpo”, mas também de cada um dos “membros”, nos possibilitando elementos bem objetivos para possíveis e necessários “diagnósticos” de cada um destes, uma vez que acreditamos que é importante que cada um/a se mantenha “saudável”, a fim de melhor contribuir com a saúde do “corpo” inteiro. Tal acordo se estende também aos recursos financeiros advindos da realização de tais atividades, no sentido de que cada microrregião tem bem claro o volume de recursos disponível para si e tem total autonomia na execução de tais recursos, logicamente que respeitando toda a exigência legal do convênio que executamos.

     Também buscamos avançar no sentido da corresponsabilização dos procedimentos de prestação de contas das atividades com cada microrregião assumindo para si o máximo de cuidados neste sentido, ficando apenas a finalização para referência da gestão. Apesar dos avanços, observamos que as microrregiões precisam se esforçar um pouco mais em tais cuidados, bem como assumirem uma maior celeridade no envio das prestações de contas à sede da gestão estadual, o que nos possibilitará manter certa regularidade não apenas na realização, mas também na prestação de contas de nossas atividades pedagógicas.

     Concluímos reafirmando que a gestão compartilhada no Maranhão supera a gestão de recursos financeiros e considera a gestão do todo, lembrando a necessária corresponsabilidade que é de todos/as que constroem a RECID no estado. Por fim, afirmamos a todos e todas que é necessário continuar caminhando nesta marcha buscando aperfeiçoar nossos processos de gestão, todos juntos, educadores e educadoras, liberados e voluntários, grupos, parceiros e parceiras, entendendo que o compromisso com a construção de um Maranhão melhor é missão de todos nós e lembrando que Paulo Freire nos ensina que:“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho, pelo qual se pôs a caminhar”.

Um forte Axé a todos/as!

São Luís (MA), 03/12/2013.
RECID-MA

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